quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DESPEDINDO-ME DE NACALA

E um barquinho vai...a tardinha cai...

Hoje pude parar para apreciar mais uma vez as belas fotos que tirei das praias daqui, foram dois meses e meio vendo todos os dias o mar, sua maré que sobe e desce sem cansar, a cada passada do olhar uma mudança, barcos, gente, vento, redes de pesca, mais gente atrás de peixe e agora com a chegada do verão as baleias.


Isso mesmo chegou o tempo das baleias virem para cá, ainda não descobri o caminho que percorrem mas já sei que vem acasalar nas águas profundas daqui...pude assistir por vária vezes o espetáculo que dão a cada hora do dia, de repente vemos lá na praia aquele longo esguicho...lá estão elas a saltarem e mostrarem suas grandes nadadeiras. Em terra paramos para apreciar...que bela a natureza por aqui!

Naherengue é o nome da praia em que estamos, ela está localizada num extremo da península que fica numa ponta do distrito de Nacala, subindo a estrada a 13 km chegamos em Nacala Porto, que é onde a vida acontece e que tem esse nome por ter um porto relativamente grande. Aqui não é só possível ver baleias ,mas barcos, navios enormes levando e trazendo cargas de varias partes do mundo, é um ir e vir, do outro lado fica Nacala- a velha, uma extensão do distrito, um lugar de muita gente que vive da pesca, uma região muito pobre e de grande índice de desnutrição infantil.

A cor do mar é muito bela, de um azul piscina que de tão bonito dói nos olhos, uma água super transparente, limpa, lá embaixo nas suas profundezas muitos corais, de todos as cores e tamanhos, uma diversidade muito grande de conchas e peixes,assim é a vida aqui, um descansar da mente diante de uma natureza tão exuberante!
Ficarei longe por alguns dias...levarei essa paisagem aqui bem dentro da minha alma e de todos os meus sentidos. Que o mundo possa saber que aqui num país tão castigado pela fome, pelas guerras há uma natureza esplendida e um povo tão cheio de ternura e alegria. Bom levar esse sentimento de gratidão por esse tempo que estive por aqui e que tenho certeza que voltarei...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Aos primeiros raios de sol de uma noite insone recebo essa linda e magnética oração. Que ela possa chegar até você com a alegria e o coraç...