quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Lingua Macua

Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.”
(Nelson Mandela)
Aqui em Moçambique são faladas mais de 20 línguas, são regionais e  orais, quase não se encontra textos escritos.Em Nacala 90% da população fala o MACUA ou EMACUA ou EMCUWA...muitas grafias...
Palavras que apredi: 
CASA – ENUPA
ÁGUA – MATSI
FILHO(A) – MUANA
CIDADE – CIDADE
ARVORE – MUIRRE
TRABALHO – INTECO
VIAGEM – VIAJEM
ANIMAL – ENAMA
CACHORRO – MUALAPUA
CABRITO – EPURRI
VACA – ENHONPE
HOMEM – ALOPUANA
MULHER – ACHITIANA
FACA - MUALO
DINHEIRO – MUZURUCO
OBRIGADO – KOSHUKURO
MI – EU
OROA – IR
EPHAREA – PRAIA
VACANI – DEVAGAR
COMER – ENROWÊ
CARALE – FUI
MI CARALE EPHAREA – eu fui a praia
MI  ENROWÊ VACANI – eu como devagar

MACHICAMOLO - bom dia, boa tarde ou boa noite

SALAMA - tudo bem! ou tudo bem?

HOTI - licença

NTIANAORIPA - mulher negra

MUCUNHA - mulher branca

ZAI EHALI - como vai você?

MWACUMI - como vai de saúde?
KOSHUKURO VANJENE -  muito obrigado ou muito agradecida
KOSHUKURO – obrigado!














             

6 comentários:

  1. Ótima iniciativa Cris. Assim nós vamos apredendo um pouco mais das suas experiências.
    Parabéns, saudades, bjão!!

    ResponderExcluir
  2. Cris, você está fazendo muita falta pra gente aqui na Lua Nova, mas sei que você está feliz aí. Arrume emprego pra mim aí que eu tb vou. Rsrrsrs. Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Pro Kity, vc tem que me ensinar como se pronuncia... Já copiei a aula. Vamos treinar formar frasesw
    Adorulhi
    Grayce

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris. Gostei do teu Blog, sou macua.

    Amisse

    ResponderExcluir
  5. Oi Amisse...que bom que gostou...me ensine mais palavras, apesar de muito diifcil é possivel lembrar e usar algumas, como " OKUMANA"... Esse vai ser o nome do espaço que estou montando aqui no Brasil. Um abraco e me mande sugestões...

    ResponderExcluir
  6. Oi Amisse...que bom que gostou...me ensine mais palavras, apesar de muito diifcil é possivel lembrar e usar algumas, como " OKUMANA"... Esse vai ser o nome do espaço que estou montando aqui no Brasil. Um abraco e me mande sugestões...

    ResponderExcluir

  Aos primeiros raios de sol de uma noite insone recebo essa linda e magnética oração. Que ela possa chegar até você com a alegria e o coraç...