domingo, 18 de setembro de 2011

Uma língua e suas variações

Desde que aqui cheguei me impressiona como as pessoas no norte do país se comunicam, falo norte porque é onde estou morando, mas tenho conhecido tambem moçambicanos de outras partes do país, é uma grande mistura de palavras que fazem do português quase uma outra língua de tão diferente e complicada que se tornou, principalmente com relação a concordância verbal, brinco a todo instante pois sempre estão a nos falar "NÃO PERCEBI" que significa "não entendi, repita de novo"...assim vamos tentando construir um dialógo, não usam o gerundio...por exemplo: falando, comendo, correndo e sim "a falar", "a comer", "a correr" ou "fui a falar", "fui a correr", "estou a comer", "vou a comer"...É muito engraçado mas ao mesmo tempo curioso as diversas representações que vão acontecendo.
 Como na nossa língua portuguesa temos o gênero masculino e feminino para os objetos e nas outras línguas, principalmente no inglês (muito falada aqui) é só o pronome que muda, ficam todos falando como "gringos" "esse porta, aquele mala"...Tenho tentado entender a variação na língua macua (predominante daqui) mas curiosamente há várias outras que estão falando e de forma misturada: Cicopi,Cinyanga,Cinyungwe,Cisena,Cisenga,Cishona,Ciyao, yao,
Echuwabo,Ekoti,Elomwe,Gitonga,Maconde ou shimakonde,Kimwani,Macua ou emakhuwa,Memane,Suaíli ou swazi ou echuapo ou chuapo,Xichangana,Xronga,Ndau,Xitswa,Zulu.Todas de origem BANTU.Originadas da comunidade asiática: urdu e gujarati. E não são poucas...
Lembrando que são todas línguas orais, com pouquissimos registros escritos, uma se sobrepõe a outra pelo seu contexto histórico e econômico, outras insistem em existir como forma de resistência ao colonialismo português, principalmente nas comunidades mais distantes das cidades grandes.
Assim vou aos poucos tentando entender a formação e transformação que a nossa língua foi passando nesse lugar ONDE UM DIA A VIDA COMEÇOU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Aos primeiros raios de sol de uma noite insone recebo essa linda e magnética oração. Que ela possa chegar até você com a alegria e o coraç...