sábado, 9 de janeiro de 2021

2020 - O ano que não cabe em lugar algum

 



O ano passou e com ele também se foi o desejo de escrever, interagir com ideias e palavras, nada foi registrado de tão submergida nos afazeres de um tempo que já não havia o que inventar.  

Vamos então de retrospectiva de tudo que foi vivido, experenciado, transposto e superado:




Janeiro trás o ar de verão com a esperança de um universo de novas possibilidades, as vezes penso que era o mês que devia chamar esperança+promessa = Espemessa! Juntamos tudo que queremos mudar e acrescentamos aquela dose de boas novas...e plantamos mais sonhos e expectativas, novo trabalho, novo amor, viagens, mudar o cabelo, emagrecer, ganhar mais dinheiro e lá vai a lista de prioridades...e não foi que comecei um outro trabalho com Arteterapia, aquele gozo com as novas conquistas e possibilidades! SIMBORA fazer arte começou com todo gás...



Veio Fevereiro e fomos homenagear a Rainha das Águas, era preciso pedir a benção a mãe d'água "Odôiyá"!

(Pintura em tela de Lilian Moraes)


E logo chegou a maior festa de todos os tempos, quando nossa cidade só respira alegria, musicalidade, folia, carnaval...e vamos pra rua festejar, sem saber o que nos aguardava fomos sim atrás da banda e nos aglomeramos a sorrir e a cantar, “ eu sou o carnaval em cada esquina do seu coração menina...” no fundo sabíamos que era uma boa e longa despedida! 

                             



Março chegou com a trágica notícia de um vírus que parou o mundo e no meio de cada susto fomos aprendendo a viver presos em casa,  medo e  tristezas, ausências, perdas...onde foi que nós perdemos?

 


Paramos projetos, sonhos, planos...nossa vida passou a ser controlada, não sabíamos de nada mas o medo imperava, passamos a saber do outro e de tudo através da tela, do vídeo, as famosas lives...inventando cuidados, recolhendo as asas cortadas pois o voo não era possível, os abraços foram proibidos...e mergulhei no que podia fazer para ajudar a salvar pessoas: máscaras faciais!

Como costurei, dias e dias na máquina a tentar levar esperança e proteção para cada pessoa que eu conhecia e num piscar de olhos éramos um exército de pessoas a produzir...


O tempo virou um tic-tac infinito, sobrava e faltava o que fazer...

                                                                                  "De que são feitos os dias? 

                                                                                    De pequenos desejos, 

                                                                                    vagarosas saudades, 

                                                                                     silenciosas lembranças” ( Cecília Meirelles)


O coração respondia que SIM, tudo ia passar mas a razão puxava para o mundo real e eu só observava, refletia e chorava em silêncio por dentro...já não suportava ouvir notícias, o mundo chorava seus mortos, a contagem se tornou incessante e nossa alma sofria a cada tragédia que se anunciava, mesmo assim a barricada foi  montada eu e eles, meus meninos de ouro, se cuidavam, me cuidavam, nos cuidávamos...
Esse foi o panorama:

A LONGA ESPERA 
  
Um vírus que surgiu para mostrar ao mundo que nós seres humanos precisávamos mudar de atitude: com a natureza e conosco, um vírus que nos separou de quem mais amávamos, fechou templos, praias, estradas...era preciso se recolher e cuidar do corpo e da mente.

Urgente se fez no olhar para dentro e buscar sua força, foi esse o meu mergulho, preces, meditação, silêncio e cuidado com o outro que mesmo distante ouve sua voz e se alegra:




Assim se passaram os dias, semanas, meses.
O ano chegou ao final....estávamos exaustos, estressados, tristes mas com um eco de esperança na perspectiva da ciência vencer a ordem geral das coisas, pesquisas estão a caminho da cura de um vírus que causou um grande terror no mundo...pessoas partiram sem poder dizer adeus, outras sumiram sem poder dizer onde estavam e a maioria corre e se esconde de um inimigo invisível chamado COVID 19.


2020

O ano que jamais esqueceremos!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Aos primeiros raios de sol de uma noite insone recebo essa linda e magnética oração. Que ela possa chegar até você com a alegria e o coraç...