terça-feira, 17 de julho de 2012

Salvador - terra de contrastes, alegria e magia

Xande, que bom que está bem disposto e quem sabe vem agora passear por cá...Salvador cresceu muito nesses ultimos anos, é hoje umas das maiores capitais brasileiras, com uma populaçõa de 2.480.790 (censo de 2010) e muitos problemas sociais, como todo o país e a nossa querida América Latina.
Essa semana saiu uma pesquisa que indica como sendo uma das piores capitais do Brasil para se morar, com muitos casos de falta de segurança, um trânsito de enlouquecer, ruas e avenidas sujas, bairros precisando de saneamento básico, em meio a tantas demandas um governo ineficaz e incopetente.
Mas ainda  é o melhor lugar para ficar, afinal é aqui onde estão minha família, amigas, casa e aquele calor baiano que você um dia conheceu.Possui  defeitos, muitas dificuldades, mas felizmente paisagens, praias, comidas e festas que deixam todos com vontade de ficar para sempre.
Lembra dos casarões antigos e suas baianas com traje tipico?
O Pelourinho, no passado era o bairro das familias ricas, depois foi sendo abandonado, as famílias foram migrando para bairros mais modernos, restando um casario que foi se deteriorando com o passar do tempo, há poucos anos foi considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, sofrendo reformas e voltando a ser habitado por outras familias, se tornando um ponto forte de turismo.
Quando estive morando em Moçambique senti falta de muita coisa e pessoas daqui, mas
a comida...affff...ficava salivando só de pensar...lembra da Moqueca de Peixe e de Camarão? E do Acarajé com Vatapá???
São comidas típicas da bahia, herança do povo africano que aqui chegou um dia, comidas feitas com óleo de dendê e muito leite de côco...tudo de bom!!!
Na praia sempre alguém gritando:
"Quem vai querer picolé? Picolé Capelinha...manga, cajá, umbú, siriguela, mangaba, goiaba, côco, amendoim..." E a gente corre atrás do homem, logo ele acaba o estoque...entre cores e sabores, é preciso aliviar a fome e o calor! Delícia...delicia...
Aqui o profano convive harmoniosamente com o sagrado...de dia festa na igreja, lavagem de escadarias com cantigas e preces( e aja igreja para lavar, na verdade não sei quem inventou essa história de lavar as escadarias e depois virar festa), depois começam os tambores e lá vem o trio elétrico...e como diz um cantor baiano: atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu!
Lembra da festa do Sr.do Bonfim? Caminhamos tanto, rezamos, dançamos e depois mais caminhada para chegar em casa...aja bolhas nos pés, naquela época podíamos tudo, éramos tão jovens e sonhavámos em abraçar o mundo!
Hoje minha vida está começando de novo aqui nessa terra que precisa ser gloriosa, muitas expectativas diante do novo que se anuncia e feliz demais pela quantidade de coisas que aprendi com o povo moçambicano...tolerância, paciência, amor ao próximo, religião e um jeito de ser muito parecido com o povo baiano.
Feliz por saber de ti...feliz por saber que logo pode estar aqui.
Mesmo longe vai poder acompanhar meus passos por aqui.
Segundo Mia Couto, escritor moçambicano
 ‎"A história de um homem é sempre mal contada. Porque a pessoa é, em todo tempo, ainda nascente. Ninguém segue uma única vida, todos se multiplicam em diversos e transmutáveis homens.
Agora, quando desembrulho minhas lembranças eu aprendo meus muitos idiomas. Nem assim me entendo. Porque enquanto me descubro, eu mesmo me anoiteço, fosse haver coisas só visíveis em plena cegueira."
Um abraço caloroso já que na sua terra faz tanto frio!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Aos primeiros raios de sol de uma noite insone recebo essa linda e magnética oração. Que ela possa chegar até você com a alegria e o coraç...