segunda-feira, 12 de março de 2012

O Povo Macua ( MAKHUWA)- Parte 1

Desde que cheguei aqui em Moçambique procuro conhecer um pouco da cultura do povo macua, conversando com um ou outro, buscando informações em livros e textos aos pouco vou compreendendo a resistência dessa etnia à colonização portuguesa e depois a guerra civil que passaram. Tem uma língua materna forte, uma relação com a espiritualidade e sexualidade muito curiosa e que nos deixam, nós ocidentais, perplexos diante da organização social que estão inseridos, passando seus valores e costumes de geração em geração.
O povo macua vive, atualmente, numa grande área do Norte de Moçambique, com cerca de 300.000 km², que abrange parte das províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula e Zambézia. Com uma população em torno de 3.500.000 habitantes, constituem 35,6% da população total de Moçambique, sendo o grupo étnico mais numeroso do País.
É um povo rico em histórias e provérbios curiosos:
NTATA NIMOSA KHINNINYAWIHA – Uma mão só não consegue lavar-se.
OKHALA NIMPONI WETTA ELI – Ser testemunha é andarem dois juntos.
EYANO EMOSA KHENATHAMALA OSIVA MATHAPA – Uma boca só não pode saborear a comida.
"O povo macua sente-se profundamente unido ao conjunto da natureza e de maneira especial às suas forças vitais. Na sua cosmovisão considera a vida (EKUMI) como o eixo da roda da existência e como a meta para a qual todos os homens caminham e para onde todos os indivíduos e  a comunidade regressa, pois dali saíram um dia. Por consequência, tudo o que possa desenvolver e enriquecer a vida é considerado um valor fundamental; ao invés, tudo aquilo que, na sociedade, de alguma maneira, a possa ofuscar ou destruir, é considerado como uma desgraça, um mal e contra valor fundamental."
Praticam rituais para cada fase ou evento da vida, todos ligados ao nascimento, morte, aos seus antepassados, com sacrifícios para cada momento e novas obrigações.
Água aqui é artigo raro e muito disputado
Construção típica
Os pequenos sempre estão agarrados a mãe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Aos primeiros raios de sol de uma noite insone recebo essa linda e magnética oração. Que ela possa chegar até você com a alegria e o coraç...