segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Onde a história de Moçambique começou


Finalmente  cheguei a Ilha de Moçambique, depois de 3 tentativas frustradas fui nesse domingo...Daqui de Nacala fica mais ou menos 180 km, uma estrada tranquila e boa de viajar. Atravessamos uma ponte de 4 km bem estreita, quando se está num sentido é preciso esperar os carros do sentido contrário,  a comunicação é precária, como tudo aqui, os guardas não avisam que já liberou um lado e ai já viu...temos que recorrer a paciência...mas enfim chegamos a Ilha.
Travessia para a Ilha
Praça Luis de Camões
Cores dasqui
Quando pensamos na África vem logo à imagem de animais e muita pobreza, não vi ainda esses animais e a pobreza bate na nossa porta diariamente, mas nada diferente do que temos no Brasil e nos países da América do Sul.

Artezanato local


Assim vou me surpreendendo a cada passada que dou por aqui, a ilha tem um conjunto arquitetônico fabuloso, são muitas construções antigas que guardam a história do local. Fui beber na fonte num Museu local, com um guia muito falante do português com forte sotaque “macua” ,  sabendo assim da importância desse local.

Beira Mar


A ilha antes dos portugueses chegarem já servia de entreposto para os comerciantes árabes. Só no século 16 foi que tomaram posse da ilha e construíram uma gigante Fortaleza, dando o nome de São Sebastião em homenagem ao rei de Portugal. Até meados do século 19 foi capital de Moçambique, perdendo esse status para Maputo.


Museu da Ilha

Aqui tem registros da passagem de Vasco da Gama em 1498 e do Poeta Camões, que se refugiou um tempo escrevendo seus sonetos e que são boas referências aos poetas dos dias de agora.

Andar por suas ruas é se defrontar com casas em ruínas, praças mal cuidadas, por descaso das autoridades e também pelas intercorrências naturais, como um ciclone que passou em 2003 arrasando ainda mais esse patrimônio. Mesmo com todo esse estado de caos ainda é possível se encantar por esse cenário selvagem e belo ao mesmo tempo...


É também conhecida como a “cidade das pedras”, no lugar onde foram tiradas as pedras para erguer a Fortaleza e as casas mais ricas, sobrou um grande buraco onde mais tarde foram erguidas a “cidade de macuti”, nome dado ao material feito com folhas de palmeira e usado para erguer as casas populares.
Com toda essa diversidade de construções, pude observar a calma dos ilhéus, seus trajes coloridos e o jeito de nos receber sempre com um sorriso largo e uma forma boa de dizer: “seja bem vinda”.

Há também um rico artesanato e uma culinária típica, a base de peixes, mariscos e condimentos indianos, árabes e portugueses. Nesse cenário de cores e sabores pude desfrutar de tamanha riqueza histórica e cultural num país africano...É sempre uma boa surpresa cada vez que me proponho explorar os arredores onde estou a morar.

Um comentário:

  1. Oi Kiti, gostei muito de lê seu blog e emocionei com todas coisas lindas que vc escreve, vc é mesmo intelectual uma grande escritora que mexe com nossos sentimentos, me deixa sensibilizada e orgulhosa de ser a pessoa que lhe trouxe ao mundo, filha vc é muito especial. Nunca entrei dentro do seu coração como agora, acho que a minha idade está me deixando com mais sabedoria e tempo para compreender e fazer reflexões do ser superior de cada filho meu, agora eu entendo que o tempo passa e com ele caminhamos juntos sem parar, nossos passos pelas mão vão ficar. Nossos criador fez com que eu estivesse aqui viva para desfrutar dessa felicidade de ver meus filhos criados, educados, inteligentes e saudáveis.

    O amor vence tudo, siga em frente pois sua jornada e experiência está sendo muito valioso e o desapego vai lhe mostrar muitas coisas mais ainda. FELICIDADES, BEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSS E MAIS BEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSS.

    MINHA PRIMOGÊNITA, MINHA PRINCESINHA DO SERTÃO !!!!!
    SUA MÃE!

    ResponderExcluir

  Aos primeiros raios de sol de uma noite insone recebo essa linda e magnética oração. Que ela possa chegar até você com a alegria e o coraç...