sábado, 16 de junho de 2012

OTHAWENE TIMPUANHIA APAJERA WAMUETELO



Esse é um provérbio em Macua, que significa
                                         LÁ NO HORIZONTE ENCONTRA-SE UM NOVO COMEÇO.
Pensando assim retornei a minha terra, com muita esperança de construir um novo tempo, um novo começo de vida após tantas aprendizagens no continente africano. Agora estarei longe de outras pessoas que conheci por lá e que aprendi a amar de uma forma especial, Inácio Lino,Sifa, Essa,Natija,Júlia, Mina,Vania, Abdul, Chaisson, Guima, Edrisse, Sive, Claudio, Jotamo, Francisco, Bel, Mussa,Fernanda, Lucas, Faisal, Muna, Daniel, Sol, Alê, Chiquinho, Leo, Paulo, Sabina, Norton,Maria, Silvia, André, Zito e tantos moçambican@s, portugueses e brasileir@s que conheci e conviví durante esse tempo.
 Um grande e valioso obrigado por todo o apoio na minha trajetória!
                               O EMBONDEIRO/BAOBÁ
Sempre admirei as varias histórias e mitos em torno do embondeiro/baobá e não poderia sair sem reverenciar vários...
  Esse fica na praia de Chocas...lá deixei gravado um pouco da minha história e um pedido para que eu volte um dia a esse lugar!
Na nossa morada tinha esse gigante. Daqui sentimos a força e a coragem que pulsa em seu tronco, galhos, folhas, flores e frutos...
Nossa árvore "Cota"!
Reza a lenda que os africanos arrancados da sua terra pelos senhores de escravos, tinham que dar 7 voltas em torno do embondeiro, no sentido contrário do relógio, para que esquecessem das suas origens e nunca mais encontrassem o caminho de volta para casa. Assim fiz ao contrario, dei 7 voltas no sentido horário para que nunca esquecesse desse tempo, para que guardasse o que de bom aprendi nessa terra e que assim pudesse retornar sempre que tivesse vontade.
                                         Um grande abraço de luz para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Aos primeiros raios de sol de uma noite insone recebo essa linda e magnética oração. Que ela possa chegar até você com a alegria e o coraç...